Para Professores - Como lidar com alunos com TDAH

26/06/2016 15:16

Manual de orientação

 

 

- Primeiramente gostaria de dizer que crianças desatentas e inquietas produzem melhor em salas de aula pequenas. Caso a sala que ela frequenta tenha muitos alunos, um professor auxiliar seria importante;

- Evite colocar a criança nos cantos da sala. Ela deve ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;

- Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível. Normalmente elas possuem  dificuldade de se ajustar a mudanças na sua rotina;

- Afaste-a de portas e janelas, para evitar que se distraia com outros estímulos;

- Deixe-a perto de fontes de luz, para que possa enxergar bem;

- Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual, com ela;

- Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período; 

- Repita ordens e instruções. Faça frases curtas e peça a ela, para repeti-las, certificando-se de que ela entendeu;

- Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas;

- Permita movimento na sala de aula. Peça a ela para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala, quando estiver mais agitada e recuperar o autocontrole;

- Esteja sempre em contato com os pais dela: anote no caderno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;

- A criança deve receber reforços positivos quando ela for bem sucedida. Isso ajudará  ela a elevar sua autoestima. Procure elogiar ou incentivar o que ela faz de forma positiva e procure evitar reforçar dos seus erros;

- Coloque-a perto de colegas que não a provoquem;

- Proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, faça os colegas também terem a mesma atitude, ela é muito afetiva e acaba ficando mais acessível se o contato for assim;

-Nunca provoque constrangimento ou a menospreze, sua baixa autoestima pode piorar;

-Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favoreça oportunidades sociais.

- Coloque limites claros e objetivos;

- Desenvolva um repertório de atividades físicas para a turma toda, como por exemplo, exercícios de alongamento;

- Desenvolva métodos variados utilizando apelos sensoriais diferentes (som, visão, tato), para ser bem sucedida ao ensiná-la. No entanto, quando as novas experiências envolverem muitas sensações (sons múltiplos, movimentos, emoções ou cores), ela provavelmente precisará de tempo extra para completar sua tarefa;

- É importante a professora reconhecer, os limites da sua tolerância e modifica-lo até o ponto de se sentir confortável. É preciso que você sinta-se confortável com a maneira que esta trabalhando. O fato de fazer mais do que realmente quer fazer, traz ressentimento e frustração.;

- Adapte suas expectativas de professora quanto a ela, por exemplo: o tempo de atenção dela é muito curto, não espere que ela se concentre em apenas uma tarefa durante todo o período da aula;

- Permaneça em comunicação constante comigo, que ajudarei sempre que possível.